Sobre o Prêmio
Objetivos do Prêmio
Estimular as empresas brasileiras a adotarem o propósito de implantar uma cultura de equidade de gênero nas organizações, tomando como base os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles);
Contribuir para a disseminação dos WEPs no Brasil, incentivando sua adoção como ferramenta de gestão para iniciativas promotoras da equidade de gênero na empresa, na comunidade e nas relações com suas partes interessadas;
Encorajar as empresas participantes a adotar o conjunto de Princípios na avaliação de sua cadeia de fornecedores, de modo a impulsionar a equidade de gênero nas práticas de gestão;
Incentivar a adesão das empresas aos WEPs, que é gratuita;
Incentivar a adesão das empresas ao Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Governo Federal, que também é gratuita.
Podem se inscrever empresas privadas e públicas, subsidiárias de multinacionais e/ou suas filiais no Brasil que, em termos de porte, se enquadrem como Micro&Pequena Empresa (MPE), Média ou Grande Empresa:
CATEGORIA DA EMPRESA (PORTE) |
RECEITA BRUTA ANUAL (ANO-BASE 2020) |
Grande Empresa | Superior a R$ 300.000.000,00 (Trezentos milhões de reais) |
Média Empresa | Superior a R$ 4.800.000,00 (Quatro milhões e oitocentos mil reais) |
Micro & Pequena Empresa | Até R$ 4.800.000,00 (Quatro milhões e oitocentos mil reais) |
NÃO podem se candidatar as empresas que:
- a) Se caracterizem como associações religiosas, sindicatos, político-partidárias ou Organizações Não Governamentais (ONGs).
- b) Sejam instituições envolvidas na organização e nas etapas técnicas do Prêmio WEPs Brasil 2021;
- c) Deixem de atender a qualquer item inserido nas Condições de Elegibilidade;
Porque participar?
A igualdade de tratamento entre mulheres e homens é um direito humano fundamental inviolável, reconhecido em diversos tratados e instrumentos nacionais e internacionais. Estimular o empoderamento para que cada vez mais mulheres assumam o controle de suas vidas é essencial para construir economias fortes, estabelecer sociedades mais estáveis e justas e melhorar a qualidade de vida de todas e todos.
Além de ser a coisa certa a ser feita, a igualdade de tratamento entre mulheres e homens também é boa para os negócios. Resulta, dentre outros benefícios, no aumento da produtividade e satisfação de colaboradores e colaboradoras, na melhoria do clima organizacional, no fortalecimento da imagem institucional, na atração de investidores, profissionais de excelência e clientes o que se traduz efetivamente em bons resultados financeiros.
Benefício em participar do Prêmio WEPs Brasil 2021:
– A iniciativa é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do United Nations Global Compact (Pacto Global da ONU) e United Nations Women (ONU Mulheres), em parceria com suas representações brasileiras, a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e a ONU Mulheres no Brasil;
– Acesso a orientações sobre como implantar a cultura de equidade de gênero no ambiente interno;
– Utilização de ferramenta de autodiagnóstico, de fácil aplicação, que permite mensurar as vantagens competitivas com a adoção de práticas pró equidade de gênero;
– Aumento da capacidade de influência positiva sobre a cadeia de fornecedores;
– Troca de experiências com outras empresas;
– Participação em eventos para disseminação de suas práticas relacionadas às questões de gênero;
– Maior visibilidade de suas boas práticas de gestão.
Igualdade ou Equidade de Gênero?
Enquanto o sexo biológico é determinado por características genéticas e anatômicas, o gênero é uma identidade adquirida e refere-se à variedade de papéis e relacionamentos construídos pela sociedade para os dois sexos. Por isso, o gênero muda ao longo do tempo e varia grandemente dentro das diferentes culturas em todo o mundo.
A igualdade de gênero descreve o conceito de que todos os seres humanos, tanto mulheres como homens, são livres para desenvolver as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem as limitações impostas por estereótipos. Igualdade de gênero não significa que as mulheres e homens têm de ser idênticos, mas que os seus direitos, responsabilidades e oportunidades não dependem do fato de terem nascido com o sexo feminino ou masculino.
Assim, a equidade entre gêneros significa que homens e mulheres são tratados de forma justa, de acordo com as respectivas necessidades. O tratamento deve considerar, valorizar e favorecer de maneira equivalente os direitos, benefícios, obrigações e oportunidades entre homens e mulheres.

Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade significa negócios. (WEPs, sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles), lançado em 2010 pela ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas.
- PRINCÍPIO 1: Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
Objetivo: Afirmar o apoio da alta direção para que a cultura corporativa avance na igualdade de gênero, assegurando que todas as políticas da empresa sejam sensíveis às questões de gênero. - PRINCÍPIO 2: Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
Objetivo: Garantir salários dignos e equivalentes para homens e mulheres, assegurar que as políticas e práticas no local de trabalho sejam livres de discriminação e oferecer igualdade de oportunidades. - PRINCÍPIO 3: Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
Objetivo: Oferecer condições seguras de trabalho, considerando os impactos diferenciados sobre a saúde de homens e mulheres. Combater todas as formas de violência, incluindo assédio moral, físico e sexual no ambiente de trabalho. - PRINCÍPIO 4: Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
Objetivo: Investir em políticas e programas que oportunizem o avanço das mulheres em todos os níveis e áreas de negócios. Estimular que as mulheres construam carreira em áreas de trabalho convencionalmente ocupadas por homens. - PRINCÍPIO 5: Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
Objetivo: Expandir relações de negócios com empresas pertencentes à mulheres, assegurar que a comunicação empresarial, produtos e serviços respeitem a dignidade humana e solicitar que empresas parceiras respeitem o compromisso assumido pela empresa com relação à equidade de gênero. - PRINCÍPIO 6: Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
Objetivo: Promover e reconhecer a liderança das mulheres nas comunidades e utilizar a influência empresarial para, em parceria com líderes comunitários, agir em defesa da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. - PRINCÍPIO 7: Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
Objetivo: Tornar públicas as políticas, planos de implementação e metas empresariais para promoção da equidade de gênero, por meio de relatórios corporativos.